sexta-feira, 25 de junho de 2010

receita dos deuses


Hoje estava olhando umas fotos que estão nos arquivos do meu Desktop e achei uma pasta de fotos de 2005 de uma viagem à São Paulo com meus filhos. Depois de aproveitar do circuito cultural da metrópole por alguns dias, ocasião em que fomos assistir ao "Fantasma da Ópera" que estava em cartaz naquele ano, e que depois "preciso" contar essa experiência maravilhosa aqui, rumamos para a também gigante Campinas onde passamos uma semaninha com meu irmão, cunhada e sobrinho.
Mergulhei nas fotos lembrando cada passeio, cada descoberta, cada momento feliz de convivência e de acalmar a saudade do mano querido que mora longe...
Foi quando me deparei com a foto do maravilhoso pão de mel que minha cunhada nos brindou quando chegamos lá!
Sabe aqueles pãezinhos de mel que a gente compra prontos, e quando morde são secos e meio sem gosto e deixa a gente sonhando com aquele sabor do pão de mel de verdade que tinha nos tempos de infância?! Pois é sempre acontecia isso comigo quando insistia em experimentar algum por aí nos supermercados e lojinhas de doces.
Então quando vi a foto e me lembrei do sabor espetacular dessa receita, que finalmente agradou meu paladar sem restrições, não resisti e vim contar tudinho para vocês!!!
A receita está bem explicadinha e já testei aqui em casa também! Aconselho esta delícia para o final de semana de quem se habilitar!


PÃO DE MEL DA GISLAINE

Massa:

3 xícaras de leite
3/4 de xícara de mel
1 e 1/2 xícara de açucar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de cravo em pó
1 e 1/2 xícara de chocolate em pó
3 xícaras de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó

Recheio:

Cozinhar 2 latas de leite condensado (sem abrir) na panela de pressão por 30 minutos (tempo contado depois que a panela "chiar"). Deixar esfriar para depois abrir a lata (por favor não abra antes de esfriar porque ela vai explodir e te queimar). Misturar nozes bem picadinhas e passar no bolo.
Cobertura:
Picar uma barra de chocolate meio amargo (200 grs) e derreter no microondas. Juntar uma caixinha de creme de leite (200 grs) e passar no bolo antes de esfriar e endurecer a mistura.
Modo de fazer:
Misturar o leite com o açucar e o mel.
Juntar o cravo, a canela, o chocolate e o trigo.
Por último incorpore o bicarbonato e o fermento.
Assar (forma retangular), deixar esfriar um pouco, desenformar e cortar ao meio (com um pedaço grande de fio dental ao invés da linha, para não arrebentar ao passar pelo bolo).
Separar as duas partes da massa, rechear e voltar com a outra parte por cima.
Confeitar com a calda de chocolate e nozes inteiras e picadinhas salpicadas.



Beijos doces e um ótimo final de semana para todos!

6 comentários:

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel

Fiquei com a agua na boca , de verdade!!!
mas ontem fui ver meu resultado deexame de sangue e a glicose deu alta, vou ter que segurar os doces...snif

bjus, ótima torcida e um ótimo findi amiga

Marcia disse...

Raquel, querida, depois de um joguinho tão sem-vergonha da nossa Seleção, nada melhor que um chocolatinho, né? E esse bolo... senhordocéu... Me encheu a boca de água ;)
Beijoca e bom final de semana.

Anônimo disse...

Não leva ovo nem gordura nenhuma?

Ellen Daiane disse...

Oi!!!! vim visitar seu blog..adorei a receita e amei as caizinhas que vc encapou, num dos posts abaixo...Uma ótima dica..ficou uma graçaaaa
Bjooos

Nathalia disse...

hummmmmm... eu AMO pão-de-mel! E Rafa falou tão bem dessa receita da Gislaine que eu vou ter que fazer o sacrifício de testá-la, rs...

Beijo!

lenalima disse...

Amiga! devorei esse bolo, e já copiei a receita.. heheheeh
adorei sua caixinha vermelhinha com fuxiquinho linda! abraços.