sábado, 19 de fevereiro de 2011

receita gostosa e saudável

Bom dia meninas e meninos! Hoje é sábado e deixei esta postagem já programada para entrar bem cedo e quem quiser experimentar terá tempo de comprar os ingredientes!
Uma querida amiga fez essa receitinha como aperitivo num de nossos encontros e, depois de torcer o nariz ao saber do que era feito, coloquei numa torradinha para degustar, já achando que não iria gostar... Ainda bem que me forçaram a sentir o sabor, porque desde então aqui em casa não pode faltar, seja como petisco, ou como acompanhamento do prato principal do almoço.
Essa semana quando fizemos a receita, resolvi fotografar para mostrar e passar essa delicinha para vocês, que além de tudo é muito saudável!
Pega aí um papel e uma caneta e anota que eu garanto que mesmo quem não gosta muito de beringela, como eu, vai ficar freguês desse sabor azedinho bom!!!

ANTEPASTO DE BERINGELA

INGREDIENTES:

- 6 beringelas com casca, lavadas e picadas em cubinhos

- 3 colheres de sopa de azeite
- 6 dentes de alho bem amassados
- 2 cebolas grandes bem picadinhas
- meia xícara de chá de vinagre branco ou tinto
- 100gr de azeitonas verdes (descaroçadas e picadas)
- 100gr de alcaparras picadas
- 1 colherinha de café de orégano
- tempero verde à gosto
-1 pitada de pimenta calabresa seca
- 3 folhas de louro
- meia xícara de chá de passas brancas sem caroço

MODO DE FAZER:
Depois de cortar as beringelas em cubinhos, coloque num recipiente com água
filtrada e deixe até o momento de colocá-la na panela para não escurecer.


Numa panela grande, coloque o azeite, deixe aquecer e refogue o alho até
dourar. Em seguida acrescente a cebola picadinha e deixe refogar até
amolecer um pouco. Nesse ponto junte todos os outros ingredientes e
tampe a panela, mexendo de vez em quando para não queimar no
fundo. Depois de secar o líquido do cozimento, mas ainda com um pouco
de umidade, experimente o sal e acerte.


Misture bem e desligue. Para usar como antepasto, espere
esfriar e coloque na geladeira para resfriar e servir com torradas ou pão sírio.
Se o objetivo for fazer um prato de acompanhamento, sirva ainda quente.

Ih! Esqueci de caprichar na produção desta foto do prato pronto...
Hummm! Está ruim, mas está bom, se é que você me entende!!!

Precisei mudar 2 ítens na receita, por não ter em casa na hora do preparo: fiz sem as alcaparras, e no lugar das passas brancas usei as passas pretas. Mas o sabor continuou bom do mesmo jeito.
Deixei este presentinho para vocês saborearem comigo, porque estarei pensando em todos quando hoje for degustar meu antepasto com os amigos no camping!
Beijos e aproveitem bem o fim de semana!!!

7 comentários:

Nárriman disse...

Raquel, como boa descendente de árabes eu amoooo esse antepasto no pão sírio!Essa receita que postou está bem fácil de copiar e tem alguns ingredientes que geralmente não uso; vou copiá-la.
Amei seu home office vintage! A mesinha foi muito bem recuperada, parece novinha em folha! Me deu vontade até de dar um pitaco para a parede acima dela, posso? rss
Bjs!

Marcia disse...

Oi, querida! Eu adoro berinjela de todos os jeitos. Minha tia faz uma receita de berinjela à milanesa, com queijo que é uma coisa de outro mundo (deve ter um milhão de calorias, mas é bom demais). Essa receita parece bem gostosa. Vou experimentar aqui em casa, depois te conto como ficou.
Beijoca e um lindo final de semana.

Mery Vale disse...

Oi Rquel,
vindo pela primeira vez e me deparo com esta delícia de receita...hummmm!
Adorei seu home office,também!
Já estou levando o link comigo,para ver as novidades...hehe!
Bjus e um lindo fim de semana,
Mery

Mery Vale disse...

Nossa comi o A do seu nome...acho que ta na hora do meu café..rsrs!
Desculpa Raquel!
Bj

Tina disse...

Adooooro antepasto de beringela, com torradas com pão, e até com arroz rsrsrs
bjs
Tina (SONHAR E REALIZAR)

Ana Guarany disse...

Oi Raquel!
Só me resta fazer coro com as acima, adoro berinjela e adorei sua receita! Obrigada por se lembrar da gente e dividir o que é bom conosco. Excelente Domingo e Bjs

Calma que estou com pressa! disse...

oi amiga
esta receita éa minha cara- adoro verduras, e comida fácil de se fazer-
adorei tuas caixinhas e o pote de sorvete revestido em tecido - sper cute
bj
lu