domingo, 3 de abril de 2011

Meu livro chegou!!!

Olha o meu livro de receitas Dona Benta chegando aqui!!!! Que felicidade quando atendi o interfone e o carteiro avisou que havia uma encomenda para mim!!! Já saí correndo para receber, hehe!
A surpresa ainda embalada


Olhei logo o remetente: minha amiga Rita!


Começando a abrir o pacote

Aqui o livrão e a cartinha da Rita

E pra ninguém ficar curioso ou com ciúmes, mostro a
cartinha carinhosa da Ritinha!


Abri o livro e olha só as receitas que apareceram: carangueijos e siris!
Quem me conhece sabe como eu AMO frutos do mar!!!

Fiquei tão emocionada com o livro nas mãos que pensei, e agora o que faço?! Resolvi começar a ler a história dele. Logo de cara vi que este exemplar é da edição 76!!! Com isso parti para as páginas de apresentação e constatei o ano de lançamento da primeira edição: pasmem foi em 1940! E de lá para cá, as 1001 receitas iniciais, se transformaram em mais de 1500 receitas e dicas, incluidas e revisadas a cada nova edição!

Transcrevo aqui um parágrafo com uma dica ótima já nas páginas de abertura:
"Sobre os menus para diversas ocasiões, orienta a edição de 1942: "Devem ser simples e variados. (...) Não determinamos prato, apenas estabelecemos uma certa ordem de escolha. O resto ficará a cargo das donas-de-casa, que segundo as suas predileções combinarão à vontade as receitas". Melhor ainda é o conselho para organizar os arranjos de mesa: "A decoração da mesa deve obedecer a um princípio de distinção que, à primeira vista, impressione agradavelmente. Nada de complicações e atravancamentos que a tornem pesada aos nossos olhos. As linhas simples e sóbrias são as que mais atraem". Pois é, na primeira metade do século XX Dona Benta fechava com o atualíssimo princípio de que menos é mais. Simples e chique."

Agora o parágrafo de fechamento da apresentação:
"Diferentemente de muitos outros livros brasileiros de receitas, que viraram curiosidade para pesquisadores de história da alimentação, Dona Benta continua vivo, íntegro. As pessoas querem e precisam continuar aprendendo o trivial caprichado. Quer coisa mais difícil que fazer um arroz soltinho? Dona Benta ensina. Bater um bolo para o lanche da tarde da criançada? Dona Benta ensina. São essas receitas do cotidiano que povoam a memória, muitas vezes com um delicioso sabor de infância. Com certeza, Dona Benta vai continuar com a gente por, no mínimo, mais um século!"

Concordam comigo que é para ficar emocionada com o presente!!! Gente... é tudo de bom!!!!
Minha bíblia da cozinha, yeah!!!!!!
Obrigada Ritinha! Você é uma querida!!!!
Bjsss

17 comentários:

Marcia disse...

Oi, querida!!!
Eu sou simplesmente maluca por esse livro. É uma das coisas que ainda comprarei um dia. Não só pela edição, mas por toda a história que o livro carrega consigo, e as receitas que víamos nossas avós prepararem.
Beijoca e um ótimo domingo.

lenalima disse...

amiga!!!
quem não ficaria emocionada????
maravilha esse livro, agora mãos a obra, e poste a sua primeira receita do livro.
parabéns!

abraços.

Carla disse...

Olá Raquel,
Parabéns eu amo esse livro com todas as receitinhas de mãe....
Bom proveito e vamos esperar bastante fotos aí das receitas na sua produção...
Beijos,
Carla

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel

Parabéns pelo super presente!!!
o que é bom não sai de moda nunca...kkk

bjão

Anônimo disse...

Que susto! Tava lendo os blogs que gosto pelo Reader e li meu nome com a minha letra...kkkk...

Fofa! Espero que seja muito útil pra você... fico muito feliz com a sua satisfação em ter ganho.

Obrigada pelo carinho... mas não precisava colocar minha letra garranchuda no blog, né? rsrs...

Um super-beijo!

Du disse...

Que delicia, não sou muito fã de cozinha não, meus filhos agradecem quando faço o básico e dá certo, rsrsrs. Mas este livro é uma benção nas mãos. Quem não gosta de um bolo fofinho na hora do café...
Bjs querida.

Nathalia disse...

Oi tia raquel! O bom é que eu vou poder tirar uma casquinha desse presentão! heheheh


Beijo!

Dulceh Franzen disse...

Ola raquel
parabens pelo 'presentão'!!
e que pena que cheguei tarde para o sorteio do teu blog...sniff.
Quem sabe terão outros neh/!!
Bjinhos

Gabi disse...

Qt felicidade,hein Raquel?!!
é muito bom ganhar presente,mas ganhar o que a gente realmente gosta e quer é melhor ainda!!
divirta-se.
Ah!não esqueça de postar as receitas que forem aprovadas,srrs
bjs,
Gabi.

Vivi melo disse...

Adorei seu cantinho,parabéns!!!!

Iris Barbas disse...

Oi Raquel!

Que delícia de presente! Agora você não tem desculpa pra não cozinhar!

Abraços, Iris

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

Oi amiga raquel que lindo presente , ate eu queria um presente desses, adoro cozinhar e inventar coisas na cozinha tbem, amiga obrigada pelo comentarios sempre carinhoso, adoro qdo vc me chama de neuzinha, me sinto muito queria, vc e mesmo uma simpatia e uma pessoa que ve a vida com muita alegria e que transmite muito pra nossss...sim estou ja voltando ao ritimo normal, na verdade o passeio era pra ser de 2 dias no hotel la mesmo onde esta as fotos, o hotel alem de aguas termas tinha piscina e td pra passarmos o ferias de primavera da escola, mas com medo dos terremotos cancelamos entao resolvemos dar uma passadinha so pra conhecer a cidade e assim que voltamos pra completar nosso passeio, e cada passeio que eu fizer vou compartilhar com tdas as amigas, com muito carinho neusa

Grasiela disse...

oi Raquel, q legal ganhou numa promoção hehehe td de bom !

então vim te agradecer pela divulgação da minha promoção no teu blog e logico tua participação...


a anamaria do Jeito de casa é minha irmã sim :))))

beijos


Grasi

Ana disse...

Gentem! Eu naõ acredito! esse é o livro dos meus sonhosssss!!!!! Que sorte a sua!

Carla disse...

Olá Raquel,
Voltei para dizer que é um prazer que você se inspire em um trabalho meu como a caixinha de santinhos, fique a vontade e se precisar é só chamar prá tirar alguma duvida.Beijinhos,
Carla

disse...

Esse livro me ensinou muito a cozinhar, é maravilhoso. Ganhei quando me casei há quase 36 anos. Foi minha vovó materna quem me deu. Aí meu deus tô veinha memo...kkkk
Mas não sabia que já tem 1500 receitas ...e que receitas.
Parabéns amiga e aproveite é bom por demais.
Obrigada pelo e vista lá no receitinhas e dicas.
Bjs de bom fds!

Ana Maria disse...

oi Raquel

Passando pra desejar um ótimo findi pra vc e sua família.. grande bjoo