quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Passeios em Paraty


Toda cidade que vamos fazemos questão de conhecer o lado histórico, o lado pitoresco, as belezas naturais, a culinária e os costumes. Vou mostrar o que fizemos para assim ir nos integrando ao local!

Andando pelas ruas descobrimos que nas muretas (lá no fundo) que separam a rua
do mar, existem aberturas para a entrada das águas da maré!!! Nesta hora estava
escoando a água na maré baixa!!! 

 Então, eu que de perto não enxergo nada sem meus óculos, mas de longe vejo
uma formiga subindo na parede, vi uma coisinha muito interessante aqui no chão, 
em meio às pedras e a lama da maré... Não, eu não estou doidinha! E...

...tirei fotos dos minúsculos carangueijinhos que estavam trabalhando para consertar
suas tocas que a maré, as pessoas andando e as rodas das charretes insistem em 
estragar, aff!

As charretes que fazem os passeios na velocidade do Império, são como essa que
alugamos e fomos passeando pelas ruas e ouvindo as histórias contadas pelo
condutor do cavalo chamado Alazão!!!

Na estrada Paraty-Cunha chegamos a Cachoeira do Escorrega que tem essa parte com
a pedra bem lisa e a água que escorre espalhada em toda ela, ajudando os afoitos a
fazer um toboágua até o poço que se forma lá no final. Os meninos gostam de se mostrar
corajosos, mas as meninas enchem o silêncio com seus gritos ao descer a rampa, rsrs... 

Seguindo pela trilha em meio as pedras e a vegetacao, chegamos na ponte suspensa que
apelidei de "ponte do rio que cai", aquela do programa do Faustão lembram?
Atravessamos eu e filho, rindo e balançando muito, hahaha!!!
Esse lugar é chamado de Poço do Tarzan e tem uma lanchonete bem rústica no 
outro lado da ponte, em meio a mata !

Para encontrar a cachoeira, chegamos primeiro ao marco da Estrada Real, onde
antes havia um museu bem interessante contando sobre o trajeto. Bem, agora só
ficou o bonito marco e a igrejinha da Penha ao fundo. 

Embaixo do marco ainda resiste o mapa mostrando as minas de ouro em MG,
com o caminho percorrido pelas tropas de burros para chegar até Paraty e 
embarcar nas caravelas o metal precioso para Portugal. 

Esta é a escuna que nos levou num passeio de 5 horas para conhecer algumas praias
e ilhas, com paradas para mergulho e para almoço no próprio barco que tem uma
cozinha preparada também para servir tiragostos durante o passeio. Muito bom ouvir uma
musiquinha ao vivo e de bom gosto, com muita MPB e outras bem selecionadas!

Na volta todo mundo feliz, as crianças cansadas e o visual lindo sendo apreciado! Tempo 
de cara feia e a foto sem um colorido para valorizar a natureza e a cidade linda...

Quando saimos da escuna, vimos esses barquinhos menores e fomos perguntar como era
o passeio nele. E marcamos para outro dia um novo passeio, esperando a filha e o genro
que chegariam depois do ano novo...

 E lá fomos nós outra vez, só que agora com quase exclusividade, já que na escuna cabiam 
150 passageiros e no barquinho estávamos em 10 pessoas, coisa boa!!! O dono do barco
foi super simpático e nosso passeio foi ainda melhor que o primeiro! Além do sol que
colaborou e as fotos ficaram beeeeem melhores, hehe! Não tinha música, nem 
tiragostos, mas um visual que valeu o dia!!!





















Chegamos no ancoradouro bem pertinho da ponte que leva ao centro histórico e é o miolo
de Paraty, onde tudo acontece, e fomos almoçar e andar mais um pouquinho!

Espero que consigam ler o post mesmo sem os acentos, porque o teclado do note está desconfigurado de novo, aiaiai... Ainda tem algumas coisas para contar a vocês, me esperem que eu volto! O mês de Janeiro está bombando aqui onde moro, que é cidade turística com praias lindas, por isso tudo que preciso fazer na rua fica quatro vezes mais demorado e o meu tempo fica curtinho... Para vocês terem idéia, ontem fiz supermercado à noite, para fugir da muvuca e da falta de estacionamento!!! Fui as 20:30hs e cheguei as 22:30hs... Mas podem esperar que eu venho rapidinho mostrar outras belezuras de Paraty!
BJSSS

18 comentários:

Grasiela disse...

lindas fotos Raquel...deu vontade de conhecer Paraty

beijos

Grasi
adoroolilas.blogspot.com

Carol disse...

Que passeio maravilhoso, Raquel.
Se der, nos mostre depois o artesanato da região também. Adoro.
Beijos

Tina Bau Couto disse...

Esqueça os acentos, valeu sem eles as fotos e narração de suas aventuras.
Devíamos fazer sempre "passeios na velocidade do império", tem outro sabor, olhar, gosto, ensinamento.
Bjo e mta diversão pra vc :)

Greyce disse...

Oi, Raquel!
Pelo jeito a viagem foi otimaaa né?
entao, fui ao médico de plantao da maternidade ontem e depois eu levei o maior susto, Depois vc vê o post que publiquei hoje contando.
Te mando o email sim :) obrigada. beijinhos

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Menina,
Paraty é meu sonho...lindo lugar!
bjs

Ingrid Faria disse...

Raquel que fotos lindas! Beijos

Raquel Santos disse...

Oi xará!Estamos meio sumidinhas rs. Estive OFF por um tempinho,mas estou de volta.Que passeio lindo, Paraty é realmente lindo.Minha mãe já foi eu ainda não mas um dia irei.Bjs

chica disse...

Maravilhosos passeio e fotos!!!beijos,tudo de bom,chica

chica disse...

Maravilhosos passeio e fotos!!!beijos,tudo de bom,chica

Unknown disse...

eu amo esse lugar....

www.stetica.net
bjos

Unknown disse...

eu amo esse lugar....

www.stetica.net
bjos

Rosana Remor disse...

QUE LUGAR LINDO!AMO O NOSSO BRASIL!BJS!

lenalima disse...

Oi Raquel...belo passeio, como tem lugares espetáculares no nosso Brasil.
ainda não conheço Parati,mas está no meu programa.
vi e revi suas fotos, amei aquela que tu esta debaixo daquela árvore com flores lilás...linda!
adoro lugares assim.
bem, pelo jeito tu aproveitou muito!
belo filho!
abraços!!!

Luiza Mallmann disse...

Uma delícia Paraty, né? Tb conheci, mas faz muuuito tempo! Quero, ainda, passar por todas as cidades históricas mineiras, pra rever e relembrar a história!

Um beijo e ótimo fds!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

msgteresa disse...

Oi,Raquel!
Bom demais rever a nossa bela Paraty! E embarcar contigo neste lindo passeio pela cidade histórica,enseadas e recantos, me trouxe tão maravilhosas recordações... Já faz um tempinho que não vou até lá...Acho que estivemos lá há quase 3 anos atrás!
Uma delícia os passeios pela bela baía e suas ilhas encantadas,né? Realmente parece que estamos num paraíso!
Minha querida,as tuas fotos estão lindas! E obrigada por compartilhar esta maravilhosa viagem conosco...Ah,saudades de Paraty!

Beijos pra ti,querida amiga e um lindo domingo!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Márcia Costa. disse...

Oi Raquel,

Adorei as fotos desse lugar, que lugar mais lindo. Viajar é muito bom. Adoro viajar também. Aproveita bastante e se tiver fotos do artesanato local, mostra também.
Bjs
Márcia
http://apartamentobaiano.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Eta, que passeio legal esse!!! Viajar é sempre muito proveitoso.
Adorei as fotos.
Boa semana, Raquel. Bjs

Imaculada disse...

Bom dia Raquel!
Amei encontrar-te no meu cantinho!
Vim conhecê-la e deparei-me com essas belíssimas fotos dessa natureza prodigiosa... O lugar parece um paraiso. Gostei muito do seu blog! Abraços! Um dia abençoado pra ti.