domingo, 15 de janeiro de 2012

Um lugar chamado Paraty

No dia da viagem acordamos às 4:30hs da madrugada, acabamos de arrumar as bagagens e fomos até a  garagem onde fica o Motor Home para iniciar as nossas esperadas férias! Ainda estava escuro quando saímos e marido pilhado e feliz seguiu na direção até Campos dos Goitacazes- RJ, quando paramos para tomar o café da manhã. Já levei os sanduiches prontos na geladeira e depois de preparar aquele café quentinho e cheiroso, sentamos e fizemos o desjejum, conversando e fazendo mais algumas considerações sobre o mapa de viagem. Decidimos que a partir dali meu filho assumiria a direção. Há alguns anos atrás ele passou a Carteira de Habilitação para a classificação exigida para dirigir o Motor Home e ainda não tinha viajado conosco para colocar em prática. Imaginem a euforia e emoção dele ao sentar na poltrona do motorista!

Filho no volante e marido de co-piloto na poltrona do lado

A prova de fogo do novo motorista: passar na ponte Rio-Niterói, onde as pistas são muito
estreitas para os carros grandes como os ônibus e caminhões. Dá uma aflição...

Mas pela carinha feliz ele "tirou de letra"!!!

Depois de sair da Avenida Brasil, a BR-101 é chamada de Rio-Santos. É uma estrada
perigosa por suas curvas e sobe-desces, mas é linda porque corta as montanhas em meio
às matas e em alguns trechos mostra o litoral com as cidades e as praias vistas lá de cima.
Pegamos um pouco de chuva, antes de  passarmos por Angra dos Reis, já quase
chegando ao nosso destino. A viagem de Motor Home é mais demorada do que
com um carro de passeio, e além disso pegamos um engarrafamento na estrada onde
estavam sendo feitos reparos na pista, por isso chegamos à Paraty por volta de 18hs.
Até encontrarmos o camping, estacionar e instalar o equipamento, acabamos por
tomar um banho gostoso, comer alguma coisa e ir direto para a caminha, rsrs...

A primeira imagem da cidade histórica, vista do outro lado do canal, foi da igrejinha.
O tempo ficou sempre com a cara feia, mas não choveu, e não atrapalhou os
nossos passeios. Pelo contrário, o tempo ficou bem fresquinho, e para quem não
gosta de torrar no sol, como eu, foi uma maravilha!

Deixamos nosso carro estacionado e fomos andando pelo calçadão até a ponte, para
atravessar para o centro, e passear pelas ruas onde não passam carros e só se anda a pé.

Fiz imagens das casas do tempo do império que são mantidas preservadas aqui, além
das igrejas que também são lindas! Acompanhem comigo esse bucólico passeio!













As portas e janelas lindas de viver, o muro feito com pedras e óleo de baleia misturado com 
barro, as ruas com as pedras pé-de-moleque, as casas branquinhas com o colorido das
esquadrias, os arabescos desenhados nas paredes, as plaquinhas artesanais na entrada
das casas, a depressão na linha central das ruas para receber as águas da maré, a 
iluminação das ruas com luminárias presas nas paredes das casas
é tudo encantador e envolvente e nos transporta no tempo...

No próximo post mostro mais sobre a cidade e os passeios!
BJSSS e um ótimo domingo a todos!!!

26 comentários:

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

OI AMIGA RAQUEL QUE LINDO PASSEIO DE FERIAS NOSSA SAUDADES DESSE BRASIL LINDO,EU CONHEÇO PARATY DE PERTO JA FUI VARIAS VEZES EU ADORO IR LA CIDADE ANTIGA HISTORICA MARAVILHOSO, MEUS PAIS QDO SEMPRE ESTAO INDO LA PASSAR AS FERIAS, BEIJOSSSS AMIGA DPS PASSO AQUI PRA VER MAIS FOTOS COM CARINHO NEUSA

Claudiene Finotti disse...

Oi Raquel!

Eu fui a Paraty mas deve ter uns 12 anos. Achei tudo muito bom, mas queria ir hoje de novo, depois desse post seu.

Deve ter sido uma viagem ótima! Eu fui pro Sul e fiquei 15 dias também, mas fomos de carro, só eu e marido. Vimos alguns motor home (ñ sei o plural, confesso...rs) na estrada e ficamos imaginando como deveria ser viajar em um.

Beijo grande e ótimo domingo.

Clau

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel

Que bacana o filho no volante. Agora que o nosso está em casa, sempre que saímos o marido está dando a direção pra ele também, ele fica todo bobo e vai pegando mais prática na BR e tal.
Amiga, que coisa mais linda seus cliques em Paraty, achei divinos os casarões!

bju bju, bom domingo

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que lugar delicioso!! quem sabe nao va passar meu niver la
bjs
juliana

♥Entre, a casa é minha! disse...

Oi Raquel, que passeio hein amiga, maravilhoso!!! Nossa, vc me fez ficar com vontade de conhecer Paraty, só conheço pela TV, (através de novelas, hihihi). Que maravilha, vc´s curtiram mesmo, ainda mais de motor home (amiga chicosa), perguntei para marido o que era (hihihihi desavisada eu neh???). Adorei as fotos, as casas, vc transmitiu muita alegria e satisfação através das belas imagens. Beijinhos querida. Até mais!

chica disse...

Que lindo!ParatY é maravilhosa! Boas férias também pra ti!beijos,chica

Tina Bau Couto disse...

Q maravilha!
Viagem, belas paisagens, passeios, cores, aromas, sabores, boa companhia...bom d+
Bjos baianos :)

Lucia Luz disse...

Rachel que delícia de passeio.
Muito bacana o filhão no volante.
Fiquei com vontade de voltar lá.
Um beijinho

Lucia

Mania D' Marie disse...

Com certeza um passeio maravilhoso,viajar é bom demais
Cheiro!!

http://www.maniadmarie.com/

AnaCristina disse...

paraty é um sonho mas esse tal de motor home deve ser a oitava maravilha do mundo!!!!!!!!!!

Vida no Campo disse...

Meu Deus...é uma viagem dos sonhos de qualquer pessoa ,as fotos das casas antigas e tudo mais ficaram lindas ,da uma vontade de estar ai ,lindo demais .. beijos

Dulcineia disse...

Olá Raquel
Que ricas férias!!
Paraty é encantador!! tudo muito lindo!!! parece um sonho!!
O Brasil tem lugares maravilhosos, e Paraty é uma prova disso, cada vez tenho mais vontade de conhecer o Brasil!!! Meu irmão vive em Brasília, e está farto de me dizer para ir lá passar umas férias!! quem sabe!!
Amiga gostei muito da sua narrativa, tem jeito para escrever!!
Bjs da Dulcineia
Bom início de semana para você

Grasi Corrêa disse...

Oiii querida Raquel!!!
Que linda cidade, delicia de férias, é sempre bárbaro viajarmos e curtir dias de descanso com a família.
Suas fotos estão belas, me senti em Paraty um encanto de cidade, linda demais.
BJosss e uma ótima semana a você e sua família.

msgteresa disse...

Querida Raquel!
Que bom saber que já estás de volta! Senti a tua falta,viu? Mas fico muito contente em saber que as tuas férias foram deliciosas e viajando bastante no lindo motor home de vocês!
Menina...E vocês estiveram em Paraty! Eu simplesmente adoooro aquela cidade! Ela é realmente um tesouro muito especial,e uma testemunha "viva" de um tempo que há muito se foi... Quem percorre aquelas ruas de "pé de moleque",em meio às construções e casas muito antigas, sente logo a atmosfera mágica daquele lugar...Principalmente à noite, em que as estórias de velhos piratas parecem ressuscitar em cada esquina! (Rs...) Amo passear por lá e entrar em cada lojinha de artesanatos! (Rs...) Tenho certeza que vocês devem ter gostado muito dessa encantadora e histórica cidade!
Se soubesse que vocês viriam para o Rio,iria convidá-los para dar uma passadinha aqui em casa também...Afinal, estamos no caminho! (Rs...) Quem sabe numa próxima vez,né?
Beijinhos doces pra ti e uma linda semana!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Chris Ferreira disse...

Oi Raquel, viajar de Motor Home deve ser demais. Um sonho que eu tenho.
Ah, e Paraty é linda. A Rio-Santos é mesmo muito perigosa mas é linda também. Adorei as fotos e gostei de ver o desempenho do filho motorista.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Laila Dietrichkeit disse...

Oi Raquel!!!
Nossa como é bom ter um motorhome ein??
que delicia de viagem!!
arquitetura maravilhosa de paraty!!
e vc td farceira na foto neh???

hahah LINDA!!


bjobjooo

Fuso e Roca disse...

Olá Raquel

bem escolhidas suas fotos, percebe-se que Paraty nada fica a dever a "Nothing Hill" e só tem um defeito: a gente tem vontade de ficar por lá... e como é bom pegar estrada com nossa turma preferida!
Aproveite mesmo minha flor.

Beijão,
Lu

ELAINE disse...

Parabéns pelas imagens lindas e pelo passeio maravilhoso!Uma 3ªF iluminada p/vc! Bjo!
Elaine Averbuch Neves
http://elainededentroprafora.blogspot.com/

Tina Bau Couto disse...

Vim dar um oi!

Monique e suas artes disse...

OLA AMIGA, PASSE LÁ NO MEU CANTINHO TEM SELINHO PARA VOCÊ.
BEIJO.
AMO SEU BLOG

Márcia Costa. disse...

Oi Raquel,

Já estou te visitando e seguindo há algum tempo, como sou casada com um capixaba, adorei viajar no seu blog pela região serrana de Domingo Martins e outros lugares tb. Quanto a sua viagem a Paraty, adorei as fotos, a cidade deve ser linda mesmo né? Já morei no Rio no norte fluminense, em Itaocara, próximo a Campos e amo o Rio. Não conheço Paraty, mais tenho esperanças de conhecer um dia.
Bjs e fica com DEUS.
http://apartamentobaiano.blogspot.
com

Grasiela disse...

oi Raquel,

Não conheço ainda Paraty, as imagens estão lindas...

amei aquela porta amarela ( adoro portas )

e a casa antes da porta ? q lindeza

beijoooo
Grasi
adoroolilas.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Oi, Raquel eu tb sou como vc. Quando viajo gosto de conhecer a parte histórica e a culinaria. Pelas fotos dá para ver que seu passeio foi bem legal. Faz muitos anos que estive em Parati. Posso até dizer que não conheço mais.
Bom final de semana. Bjs

Silvana disse...

querida raquel:
desculpe a ausência amiga, mas, andei meio sem tempo (férias da secretária).
também já fui em paraty. é uma gostosura passear por lá, não é?
eu amei.
amiga, vou fazer um sorteio e pensei se vc poderia me ajudar a divulgar.
pode ser?
de qualquer forma passa por lá pra se inscrever. boa sorte!
silvana.

mollymell disse...

Raquel, estou aqui viajando através de suas excelentes fotos. Estive em Paraty uma única vez há muito anos. Que passeio maravilhoso deve ter sido esse seu, só te falo uma coisa: eu não atravessaria aquela ponte de gente nenhum! Que corajosa que você é.

ps.: minha dor de ouvido vem e vai embora, me deixando pra baixo todas as vezes que acontece. Muito obrigada Raquel pelos votos de melhora, e pela dica.

Casinha da TICA ♥ disse...

Oi Raquel breve eu vou fazer um pap certo,vou terminar umas encomendas que estão atrazadas,linda paisagem.
Xerooooo