sexta-feira, 23 de abril de 2010

CLOSET DE ARAMADOS - uma boa idéia

Quando mudamos para a nossa casa em junho de 1988 ela estava inacabada, mas com os filhos pequenos e o dinheiro curto fizemos a opção de mudar do jeito que estava mesmo.
Tínhamos terminado o reboco e pintado por dentro e por fora, a cozinha azulejada e com piso pronto, um banheiro usável, e portas e janelas externas assentadas. Dentro de casa só havia a porta do quarto do casal ( para garantir um pouquinho de privacidade) e a do banheiro que estava sendo usado. O piso da casa estava no contrapiso de cimento e do lado externo não tinhamos feito nada além de uma calçada em volta da casa que de tão pouco cimento que foi usado não podia nem ser lavada porque ia se desmanchando, rsrs... O jeito era passar a vassoura com muito carinho para limpar um pouco!
Por outro lado as crianças estavam no paraíso com um quintalzão para se esbaldarem. O terreno aqui é de barro e aí é que eles gostavam: ligavam a mangueira, faziam uma poça de água e daí era só criar a brincadeira, se pintavam, faziam panelinhas, bichinhos, e se molhavam inteiros!
Passamos assim alguns anos terminando as obras, fazendo armários e comprando os acessórios de decoração.
Gosto muito de idéias diferentes, práticas e criativas e na hora de montar o meu closet procurei em revistas de decoração qual seria o modo mais aproveitável de usar o espaço que tínhamos para ele. Pesquisei muito e não encontrei nada além de armários convencionais para esse fim. Comecei então a perguntar para as minhas amigas (naquele tempo não tinha blog né?!) se elas tinham alguma sugestão, se tinham visto na casa de alguma conhecida um jeito novo de fazer a tal montagem... E nada...
Um belo dia fomos visitar um casal amigo e ela muito simpática me convidou para conhecer a casa que eles tinham terminado a pouco também, e BINGO!!! Achei a idéia que precisava para o meu closet!!! Era todo de aramado, só ir na loja e fazer um projeto na hora, com a metragem do espaço, e tudo se encaixava como num passe de mágica: fácil, prático, bonito e rápido (além de beeem mais barato que um armário).
Resultado, na outra semana estava tudo montado e eu já arrumando tudo nos seus devidos lugares.
Tenho esse closet há uns 18 anos e só uma vez foi tudo tirado do lugar, porque algumas peças são parafusadas na parede, e eu mesma espalhei tudo no chão da garagem e pintei com tinta spay para cobrir algum lugarzinho que estivesse precisando de reparo. Aproveitamos para aplicar na parede uma massa acrílica e uma tinta especial antimofo e recolocamos tudo de volta. Essa operação já foi feita à uns 5 anos e ainda está tudo perfeito.
A inspiração para falar e mostrar para vocês o meu closet surgiu de uma arara para roupas que vi no blog da Ana Maria (Jeito de Casa) alguns dia atrás.


Uma visão geral do espaço: 2m x 2m


Esse é o meu lado


Esse é o lado (quase todo) dele, hehehe


Mais de perto

Mais detalhes: minhas gavetinhas para guardar miudezas


Maleiros: guardo tudo em sacos plásticos para 
proteger da poeira e umidade


Aqui o detalhe do vidro em cima dos boxes fazendo uma prateleira
O mesmo artifício foi usado nos boxes de roupas


Como foram fixadas as araras e os maleiros
Notem que as araras estão encapadas com fita isolante (pq é preta tb)
para não arranharem com os cabides

Sapateira

Então é isso, espero que tenha servido de inspiração para alguma amiga que estava procurando uma boa idéia agora!!!
Beijos para todas e todos!

6 comentários:

despachos disse...

Oi Raquel,
Que delícia conhecer pessoas que também pensam como eu!
Obrigada pela dica do grupo.
Beijos
Lu

Marcia disse...

Oi, Raquel, tudo bem? Acabo de conhecer seu blog, por indicação da Nathália. Adorei. Texto excelente, ideias bem inspiradoras. Primeiro que lembrei da minha infância, lendo sua história. Também moramos um bom tempo numa casa sem terminar. Foram anos muito divertidos, com um clima de eterno acampamento (que devia enlouquecer minha mãe, mas encantava a mim e a meus irmãos). Segundo que tenho planos de construir uma casa (já tenho o terreno, um dia sai) e nosso projeto prevê um closet. Adorei o jeito que vc montou o seu: os aramados deixaram tudo bem ajeitadinho. Bom, provavelmente passarei aqui mais (muitas) vezes. Então me despeço por enquanto, com uma beijoca e com as boas vindas à blogosfera.

disse...

Ideia ótima, prática e de bom custo. Pois fazer armários hoje em dia tá muito caro.
Beijos e bom fim de semana!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel

prazer em te conhecer e ser ciatda no teu blog.
Realmente os aramados são uma ótima solução, não custam tão caro, não pegam cupins, melhor do que os guarda roupas baratinhos que vi ns lojas e pareceiam já estar se quebrando na amostra..kk

bjus e um ótimo findi, sucesso com seu blog!!!

Nathalia disse...

Oi Tia Raquel! Tô adorando a movimentação do seu blog!!!

Beijo!

adalhia disse...

ola gostei dimaissssssss gostria de saber onde eu compro as prateleira? obrigada.