terça-feira, 11 de janeiro de 2011

bacalhau à espanhola

Como prometi vou passar para todas as minhas amigas blogueiras (e os amigos também, claro!) a receita deste prato delicioso e leve que minha mãe fez para o almoço de Natal. Esta receitinha maravilhosa é mais uma do meu tio gourmet preferido: o tio Jô! (já mostrei outra receita diferente e fresca de uma salada feita por ele aqui).

INGREDIENTES:
- 1 kg e 200grs de bacalhau (pode ser qualquer um tipo de bacalhau, mas o do Porto fica divino com pedaços maiores e apesar de ser mais caro ele rende mais porque tem pouca coisa para limpar)
- 1 kg e meio de batatas
- 5 dentes de alho descascados e amassados
- azeite de oliva
- 1 pimentão verde cortado em tiras (retirar as sementes e as partes brancas de dentro)
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras (mesmo processo acima)
- 1 cebola grande bem picadinha
- 300 grs de azeitonas pretas sem caroço
- ovinhos cozidos de codorna

PREPARO:
Deixe o bacalhau de molho na véspera e troque a água por 3 vezes (a cada 2 horas), deixando na geladeira até o dia seguinte. Limpe tirando as peles e espinhas, deixando pedaços grandes dele. Coloque água filtrada numa panela e leve ao fogo e quando levantar fervura deite o bacalhau dentro dela e afervente por uns 3 minutos, para acabar de dessalgar e amaciar. Reserve.
Descasque as batatas, pique em pedaços médios e coloque para aferventar em água com um pouquinho de sal e antes que ela amoleça retire do fogo. Reserve.
Pegue uma panela em que caibam todos os ingredientes (pode ser uma panela de barro que pode também ir à mesa), e refogue o alho em 3 colheres de sopa de azeite. Depois vá colocando nesta ordem: os nacos de bacalhau, as batatas pré-cozidas, os pimentões, a cebola e as azeitonas pretas. Regue com mais azeite por cima (mais ou menos uns 100ml ou meio copo americano).
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo. Os pimentões e a cebola vão soltando sua água e fazendo um caldo junto ao azeite. Não deixe secar. Se antes dos 30 minutos já estiver tudo cozido, sem desmanchar os pimentões, pode desligar para servir. Coloque numa travessa e acrescente por cima os ovinhos de codorna cozidos e descascados.
Como acompanhamento não pode faltar um arroz branco bem quentinho e perfumado no alho refogado, junto com uma salada crua de alface, tomate e cenoura raladinha.
Na foto do prato pronto na casa da minha mãe, alguém vai reparar que as azeitonas usadas são verdes no lugar das pretas da receita, por isso vou logo explicando: ela esqueceu de comprar esse ítem, por isso usamos o que tinha em casa na hora de fazer, rsrs...
Quem colocou a mão na massa para fazer o bacalhau foi a mamy, mas quem coordenou e ensinou o passo a passo foi o tio Jô! Palmas para o tio Jô!!!
Deliciem-se com essa iguaria amigas!
Bjbj

7 comentários:

Rosangela disse...

Oi amiga nossa eu amei nesta receita que delicia to salivando bjs flôr.

Rosangela disse...

Oi amiga nossa eu amei nesta receita que delicia to salivando bjs flôr.

Rosangela disse...

Oi amiga nossa eu amei nesta receita que delicia to salivando bjs flôr.

Marcia disse...

Raquel, querida, que delícia!! Fique só imaginando o cheiro que isso tem!!! Vou ver se compro bacalhau para fazer no final de semana. ;)
Beijoca

Lelê Barros Ateliê disse...

Olá Raquel,
Tudo bem?
Já estou com água na boca, receitinha deliciosa, vou fazer com certeza.
Vc estudou no Marista? Acho que nos conhecemos. Meu nome é Darlene.
Bjs
Lelê
http://jlartesanatos.blogspot.com

Raquel Siqueira disse...

Minha querida Xará!!
Que prato bonito! Ai deu até fome!! Adorei a receita bem explicadinha!! Vou fazer aqui em casa, fiquei com vontade! Só preciso esperar baixar o preço do bacalhau !! kkkkk

Beijokas pra vc!!

Raquel Siqueira
http://garotinhaarteira.blogspot.com/

Paula disse...

E aí amiga Raquel, tudo na santa paz??? Amo de paixão quando vc vai me visitar,e deixa recadinhos tão fofos... É uma pena vc morar tão longe:( Juro que se nós morassemos mais perto eu ia na sua sempre rsss... vc só faz coisa boa!!! Some não viu amigona!!!
Milhões de beijos "procê".
Paulinha.