sexta-feira, 27 de julho de 2012

ROMA (ITÁLIA) - 2


Roma é uma cidade agitada e moderna, como todas as grandes capitais. Seu trânsito é complicado, mas seu povo é simpático e intenso ao falar, usa as palavras e as mãos para confirmar e marcar o que está dizendo. Minha impressão é que os italianos são muito parecidos com os brasileiros! Ou seria o contrário? 
Assim, eu como descendente italiana, me senti um pouco em casa, rsrs...
Vamos começar agora nosso passeio por uma das cidades mais importantes da antiguidade!
Estar em Roma é andar pela história a céu aberto, e o melhor de tudo, é poder tocar nela!!!
Em cada esquina uma fonte, um monumento, uma igreja, um pórtico, um castelo, uma praça, uma ruína...

O Palatino e o Forum Romano ficam ao lado do Coliseu ocupando um terreno imenso onde estão muitos arcos, templos, basílicas e outras ruínas de construções, que podem ser visitadas em meio aos seus jardins. 
Um lugar imperdível e encantador! 

O Arco de Constantino pertence ao complexo de obras do Fórum Romano.

Este é outro portal que fica dentro e fora dos muros do complexo. Mesmo sem entrar no espaço do Fórum a gente pode chegar pertinho da obra e observar seus detalhes

Esta imagem do Fórum é da internet só para mostrar o tamanho dele! Na época dos tempos áureos do Império Romano era o centro da vida política, religiosa, judicial e comercial da cidade

O Coliseu quase foi excluído do nosso roteiro de visitas, porque a fila era desanimadora... Mas no segundo dia de andanças decidi que ir à Roma e
não entrar no Coliseu, seria como não ter entrado na Basílica de São Pedro.
Enfrentamos a filona e o tempo até passou sem sentir porque atrás de nós
descobrimos um jovem casal brasileiro e conversamos durante todo o tempo
sobre as nossas experiências de viagem, muito bom!

A obra foi inaugurada pelo Imperador Tito no ano de 80DC em 100 dias de comemorações com combates de gladiadores, lutas de animais, execuções
de condenados, caçadas e até batalhas navais. Não estou louca não gente!
As batalhas navais se davam porque foi construído um sistema de dutos subterrâneos que traziam água pelos aquedutos da cidade e inundavam a 
arena central, transformando-a num lago imenso. A construção tem o subsolo 
onde ficavam os animais, escravos e lutadores, e três andares onde se
acomodavam o público e a corte imperial.

Impressiona a quantidade de celas e jaulas nesta parte do subsolo...
Ao saber que a capacidade de público era de mais de 50.000 pessoas, fiquei
imaginando que numa apresentação que demorasse talvez o dia todo, o
subsolo deveria ficar cheio de "atrações" para entreter os expectadores...

Mesmo assim me emocionei de estar ali naquele lugar, tocá-lo e me sentir
dentro da história viva!!!

Passamos em frente ao Belvedere Rômulo e Remo, local da 
fundação da cidade de Roma, e logo chegamos à linda...

...maravilhosa, transparente e cheia de gente, rsrs...

... Fontana de Trevi!!!
É a fonte mais famosa e visitada de Roma, construída em 1735, e cenário do
filme de Federico Fellini "La Dolce Vita" (1960) um clássico do cinema. 

Aqui também cumpri a tradição de jogar uma moedinha de costas por cima
dos ombros dentro do laguinho, para voltar outra vez à Roma!
Vocês precisavam me ver neste lugar!!! Até meu marido achou graça no
meu frenesi de alegria ao chegar perto da fonte, jogar água para cima,
rir e falar sem parar: É a Fontana de Trevi! É a Fontana de Trevi! É a
Fontana de Trevi! Ai meu Deus! Nem eu acreditei que estava ali!!! 

Descobrimos a Igreja de San Pietro in Vincoli escondida no alto de uma
colina e subimos até lá por uma escadaria depois de alguns pedidos de
informação. Estão expostos dois importantes tesouros da história romana:
a estátua de Moisés com a tábua dos dez mandamentos (Michelangelo)
e as correntes com que os soldados romanos prenderam São Pedro!
Conta uma lenda que quando Michelangelo terminou esta obra, olhou
para Moisés e de tão perfeito estava o trabalho, deu-lhe uma martelada no
joelho e gritou: "Parlaaaa" (fala)!!! E o joelho ficou com uma fissura, rsrs!

Ao final desta rampa está uma das mais interessantes praças da cidade, a Piazza del Campidolio que fica no centro de três palácios: o Palazzo Nuovo
e o Palazzo dei Conservatori (nas 2 laterais) e o Palazzo Senatorio (visto de
frente na foto) que é a sede da prefeitura. A praça tem um desenho muito
bonito e uma vista especial ali de cima! 

Para fechar esse post só tem uma frase para definir essa cidade:
ROMA: CIDADE ETERNA! 

Obrigada pela sua visita e pela nossa amizade!
BJSSS 

7 comentários:

Maria de Fátima disse...

Raquel querida, fiquei aqui maravilhada com as imagens. A Fontana de Trevi realmente é encantadora. Fiquei aqui imaginando como é que ocorriam as batalhas navais no Coliseu. Meu Deus! Imagina se esse povo vivesse nos dias de hoje, o que seriam capazes de fazer rsrs...
Obrigada por compartilhar.
Bj

Alessandra disse...

Ahhh o coliseu... se um dia eu tivr o prazer de ir a roma, nao vou poder nao pensar no filme gladiador e querer gritar "MAXIMUS, MAXIMUS, MAXIMUS" HEHEHE

bjos Tia Raquel!
Estou c saudade!

Camila Schone disse...

Oláá!! :) Encontrei seu blog por aí! hehehe linda Roma não é? Estive aí no começo do ano.. maravilhosa!

:)

Lindas fotos..
To seguindo.
beijos

Patty disse...

Raquel, vc precisa ver outro filme: "A Fonte dos Desejos". Tem à venda no Submarino, procure. Eu o vejo desde pequena, pois a minha mãe adora esse filme. Eu conheço a Fontana di Trevi por ele, só vim a ver La Dolce Vitta muito recentemente. Coisas da vida!
Suas fotos estão lindas. Agora vou olhar os posts anteriores. Eu não pude vir aqui durante a semana, a minha internet estava fora do ar. Droga. Bjs para vc.

Miriam Bralli disse...

Olá Raquel,

Que Lugar encantador...Roma!!!

Feliz Fim de Semana!!!
1000 Beijokinhas

dulcineia vicencio disse...

Olá Raquel
Fiquei encantada com as fotos de Roma,cidade maravilhosa e encantadora, com toda essa história que a envolve!!
Ao ver o Coliseu me lembrei dos filmes Quo Vadis e gladiador que gostei muito!! mas ao mesmo tempo só de pensar que faziam do sofrimento de outras pessoas um divertimento, me dá arrepios!!
Obrigada por partilhar estas lindas fotos!!
Bjs e um lindo fim de semana
Dulcineia

Márcia Costa. disse...

Nossa, Itália! que sonho, adoro a música, cultura e culinária italiana!
Se Deus me permitir, um dia quero ir conhecer!
Bjs no coração