sábado, 21 de julho de 2012

VENEZIA (ITÁLIA) - 1

Pegamos o trem em Milão e fomos para Veneza. Quando estávamos quase chegando observei que saímos da terra firme e atravessamos a ponte férrea  para chegarmos à Estação Ferroviária de Santa Lucia já na ilha. Assim que chegamos fomos para o cais, que fica na frente, para pegar um ônibus-barco lá chamado de Vaporetto para irmos até a Praça de San Marco encontrar o nosso hotel. Tivemos que perguntar qual era o cais certo para descer, porque tem vários e não queríamos nos confundir e atrasar a nossa chegada. Depois disso entramos no Vaporetto e fomos já sentindo a brisa diferente do Mar Adriático! Passamos por todo o Grande Canal até sair em mar aberto e chegar no cais perto da Praça de San Marco. Acho que é o ponto mais agitado de Veneza... Carregar as malas em meio a tanta gente e tantas barraquinhas de suvenirs foi difícil... Chegamos até a praça e...
...também estava cheinha de gente, rsrs... E agora para achar o hotel se não 
sabíamos nem para que lado ir, aiaiai! Mas como quem tem boca vai à Roma
resolvi perguntar para um garçom que estava na porta do restaurante e ele perguntou para outro e até que um sabia onde era aquele endereço e nos
explicou direitinho. O hotel estava a 50 metros da praça, que alegria!!!

O primeiro programa foi entrar na fila para conhecer a Basílica de San Marco, construída em estilo oriental, que abriga o túmulo de São Marcos padroeiro de Veneza. O interior da igreja é lindo! 

Continuando o passeio fui logo conferir de perto a Ponte dos Suspiros! Ela
liga o Palazzo Ducale, do lado esquerdo, à prisão (Prigione Nove), do lado 
direito, onde os prisioneiros julgados e condenados passavam e olhavam
pela janela o mundo exterior pela última vez antes de serem encarcerados.
Aí davam um longo suspiro antes de seguirem para a prisão!

Apesar da história triste do nome da ponte, ela encanta a todos pela 
beleza da arquitetura e também pela tradição que se enraizou e
diz que os casais que trocarem um beijo ao passar embaixo dela
serão eternamente apaixonados! 

Andando mais um pouquinho já se chega à Ponte de Rialto, onde ficam 
muitas lojinhas e muita gente andando e comprando, rsrs...

Mas sabem o que é o melhor de tudo? Se perder pelas ruelas com seus
restaurantes, lojas de artigos típicos, sorveterias e a mágica de estar
em Veneza!!!

Um dos pontos altos é o carnaval que dura 10 dias e é comemorado assim
com esses trajes e as máscaras que junto com as gôndolas são a marca
registrada do lugar. Esses são personagens que ficam nas ruas para tirar 
fotos com os turistas! E receber as doações na cestinha ali no chão, rsrs!

Nas lojas e nas barraquinhas que ficam à beira do Grande Canal tem as
máscaras à venda. De todos os tamanhos, cores e modelos!

Cada uma mais linda que a outra! A vontade era trazer uma de cada!
Mas segurei a vontade que tudo lá é em euro e o espaço na mala era pouco!!!

Melhor continuar admirando os estreitos canais e suas pontezinhas...

...as gôndolas lindamente ornamentadas e os fofos restaurantes com suas
mesinhas na beira do canal e seus vasinhos de flores na grade!

Mas os canais maiores também tem seu encanto com as calçadas para um 
passeio enquanto o intenso fluxo de transporte marítimo vai levando gente
por todos os cantos da cidade. Quem diz que não quer conhecer Veneza 
porque a água dos canais cheira mal, está redondamente enganado! Os
canais são tratados periodicamente e o ar puro que se respira tem o
cheiro da maresia! 

Veneza é uma cidade encantadoramente apaixonante!
E única!
De tão especial continuo a falar dela amanhã!!!

Tem um sorteio com brindes fofos que eu trouxe da viagem, se quiser
participar é só clicar AQUI!

Obrigada pela sua visita e pela nossa amizade!
BJSSS

10 comentários:

Greyce disse...

Lindo, lindo! As mascaras são maravilhosas. Quero fazer um passeio de gondola! bjos

Maria de Fátima disse...

Raquel querida, os restaurantes a beira dos canais são encantadores. E as ruazinhas apertadíssimas com lojinhas cheias de mimos para comprarmos... aiiii... com certeza minhas malas voltariam abarrotadas de coisinhas fofas rs... Continuo a viagem com você, estou amando.
Bj e um ótimo final de semana.

Ana Maria Braga disse...

Raquel, estou adorando seus últimos posts pois há poucos dias estive por esses lugares maravilhosos. Suas explicações estão ótimas. Aprendi muita coisa com elas. Amei tudo.
Bom sábado. Bjs

Patty disse...

Raquel, que saudades de Veneza! Eu passei um dia lindo lá. Trouxe só duas máscaras, mas trouxe muitas bijoux ;) O sorvete é maravilhoso, né?
Quanto a Paris: eu não peguei fila no Louvre, pois comprei os tickets para museus e ônibus/metrô aqui no Brasil. É bem mais simples.
Bjs!

Patty disse...

Raquel, que saudades de Veneza! Eu passei um dia lindo lá. Trouxe só duas máscaras, mas trouxe muitas bijoux ;) O sorvete é maravilhoso, né?
Quanto a Paris: eu não peguei fila no Louvre, pois comprei os tickets para museus e ônibus/metrô aqui no Brasil. É bem mais simples.
Bjs!

Coisas De Mulher disse...

Amiga que viagem maravilhosa,estou apaixonada com as belezas desse lugar"Veneza" tem seu encanto e romantismo,lindo d+!!
Pena que não vai participar do sorteio,mas adorei recebe-lá também,bjão e ótimo Final de semana!!

dulcineia vicencio disse...

Olá Raquel
Estou a adorar passear com você por estes encantadores lugares!! Veneza é uma das cidades Italianas que eu gostaria muito de conhecer, é linda, exótica e apaixonante, adoraria passear pelos canais de gondola!!... tenho amado tudo o que tem postado sobre as suas viagens!! Vou esperar mais!!
Bjs e um lindo fim de semana
Dulcineia

Vero Kraemer disse...

Rá querida, tenho acompanhado sua viagem e amado cada passeio, cada foto, cada relato.
Um de meus sonhos é conhecer Veneza! Deve ser lindo e mágico!
Bjos e um lindo domingo pra ti
Vero

Carla disse...

Aqui estou eu novamente para seguir em viagem com você e estou amando cada foto e cada detalhe seu.O bom é que cada um que viaja vê um detalhe diferente coloca seu sentimento,sonhos e realizações naquilo que transmite.
Beijos
Carla

ana maria ( jeito de casa) disse...

Tuas fotos estão espetaculares amiga, um sonho de lugar...

bjo enorme