sexta-feira, 16 de setembro de 2011

calzone: uma receita divertida

Bom dia gente!
Vou partilhar com vocês uma receitinha deliciosa que a minha filha aprendeu com a Ana (sogrinha dela) e se tornou agora expert no assunto! O calzone é um salgado que encontramos em lanchonetes e que agrada ao paladar de muita gente, inclusive o meu, rsrs... Acho que vocês vão gostar de aprender, principalmente pela forma diferente como a filhota me passou a receita mandada via e-mail alguns dias antes de sua chegada para passar conosco o fim de semana, vejam só:

"Olá família! Aviso a todos que chegarei sábado à cidade saúde para passar o final de semana com o melhor pai do mundo e informo que o viciei em uma iguaria chamada CALZONE, em uma das vezes que veio aqui em casa fazer singelos servicinhos..rsrs
Fato é que eu aprendi a fazer o bendito CALZONE no último sábado e pretendo fazer a receita no próximo e, para isso, envio a lista de materiais para nossa querida mamãezinha-luxo comprar e nos esperar para a fabricação (avise a Solange que preciso dela, tá?! haha). Sou igual a Ana Maria Braga, preciso de assistência!

Ingredientes para a massa:
1 kg de trigo
50 gr. de fermento de pão
1 copo de óleo de soja (abafa! não posso nem pensar nessas calorias, mas o negócio rende e ele será diluído)
Leite morno
1 colher chá de sal
1 colher chá açúcar
4 ovos
Preparo da massa: misturou/amassou/dá muito soco/mais leite (se precisar)/soca mais com a mão fechada até uniformizar a massa (vamos ficar malhadas no sábado com o boxe do Calzone)/descansar a massa enrolada na toalha (colocar o “capitão” no copo com água até ele subir e então está na hora de abrir e fazer os calzones).

Ingedientes recheio:
Peito de frango desfiado
Peito de peru fatiado
Ricota
Requeijão cremoso light
Cebolinha e salsa picados
Cebola e tomate em rodelas finas
Queijo parmesão ralado grande
Molho de tomate
Espinafre picado e refogado

Abrir massa com rolo de macarrão, recheio e fechamento.
Pincelar com gema e azeite misturados.
Assar
Comer
Engordar
Exatamente nessa ordem! mas vale a pena!
beijo-me-liga!
Lele
"



 Esta bolinha de massa é o "capitão": já subiu e mãos à obra!

Massa no ponto de abrir e tudo já separado para montar

Depois de limpar a pedra da pia, espalhar trigo para abrir a massa

Coloca a porção da massa e abre um pouquinho amassando com a mão

Agora com o rolo, vai abrindo...

...vai abrindo até ficar fino

Filha feliz começando a colocar os recheios

e coloca mais um

e vai seguindo



Esse foi o último e colocamos todo o resto do recheio, por isso ficou essa montanha, hehe

Agora enrola com cuidado para não sair recheio pelas laterais

E fecha, dobrando um pedacinho e apertando com os dedos

Coloca na forma untada e passa a mistura de gema com azeite por cima

As peças começando a assar no forno médio

 Agora já assadinhas para irem à mesa ainda mornas. A receita rende mais
ou menos uns oito CALZONES grandes como estes da foto.

A agitação na cozinha foi tanta e o cheiro dos CALZONES enquanto estavam assando era tão bom, que com a fome que bateu quando eles foram servidos, até esqueci de tirar foto desta maravilha já no prato para vocês verem por dentro...
Mas vocês me perdoam né? Fiz um PAP da receita impecável concordam?!?!
Beijo-me-liga, rsrs!!!!!

13 comentários:

Mariazinha disse...

que delicia de receita vou fazer...depois eu comento....sua filhota uma graça parabens.....beijos e boa semana a todos

Sheila Mendes disse...

Oi Raquel, tudo bem?
Que bom conhecê-la, vim através do blog da Nathália, que também conheci hoje. Já te linkei lá no meu blog que é para não perder nada por aqui.
Bjos.

Unknown disse...

Olá Raquel
Que delícia de receita! Deu água na boca, viu!! Talvez um dia eu experimente por cá.
Quero agradecer pela tua visita, comentário e por estar a acompanhar os meus trabalhos no blog Sm.
Um maravilhoso domingo e uma excelente semana.
Ficas com Deus sempre
Beijos

Maria Alice disse...

Bom dia!
Obrigada pelo carinho!
Estou aqui também e já amando o calzone.Do jeito que gosto, bem explicadinho nos mínimos detalhes.beijos

lenalima disse...

Oi amiga!!!
eu quero emagrecer mas que jeito???
só de ver deu uma voooonnnntade!!!!
abraços

Ana Paula disse...

Oi Raquel,

nossa, esse calzone deve ter ficado bom demais, é de abrir o apetite mesmo!

Adorei seu blog e por isso estou te seguindo. Gostaria de te ver lá no meu também, tá!?

Um grande abraço e bom domingo,

Ana Paula
Salinha do Croché

O meu pensamento viaja disse...

Sim, Raquel o PAP está impecável e o resultado final, divino.
beijo
Nina
Visita o meu outro blog, O meu pensamento viaja. Acho que vai gostar.

vanusa disse...

ESte post deu fome e olha que acabei de comer pizza, antes de um enooorme cachorro quente com pao frances..rsrs

Deus é fiel disse...

Olá Raquel!
Babei só em olhar as fotos! (que delícia deve ter ficado.)
Vim através do Mosaico da Rê.
Também estou participando com os nº 180,188 e 193.
Beijos!
Elisa

Zoleide disse...

oi Raquel
que delicia
sua filha muito linda parabens bjo

Paulinha disse...

Hum,nem precisa da foto dela por dentro para ficar com água na boca,que delícia farei,te achei lá no mosaico da Re e já estou te seguindo.Um grande beijo!!!!

Luzia Lira Pedagoga disse...

Deve ser uma delícia. Nunca tinha visto essa receita. Mais uma pra mim ter que testar, rs.



Bjos Luzia

Unknown disse...

Nossa, fiquei com água na boca...
Te ví na Rê, passei pra te fazer uma visita, gostei, e já estou seguindo.
Bjsss