Foi apelidada de Cidade Presépio, Cidade Sol e Ilha do Mel. Acho muito carinhosas essas denominações dadas, mas não sei de onde surgiram os nomes.
Quando pequena, me lembro de ir junto com meu avô João Batista, assistir à festa da cidade quando haviam desfiles das escolas, apresentações de danças, etc. E uma particularidade destas datas que ficou gravada na minha mente e no meu coração, era a música da cidade que ouvíamos tocando pelos auto-falantes instalados nos postes. E o que marcou para sempre foi a forma como o meu avô e as outras pessoas, que se aglomeravam nas ruas para festejar juntas, cantavam a dita música com uma alegria e um sentimento de amor pela cidade que me encantavam... E eu imitava todos aqueles adultos felizes, e cantava bem alto também!!!!
Vou registrar aqui a letra desta composição, que embora não seja o hino oficial de Vitória, é a música que todos os conterrâneos adotaram como a preferida:
CIDADE SOL - autoria de Pedro Caetano
Cidade Sol com o céu sempre azul
Tu és um sonho de luz norte a sul
Meu coração te namora e te quer
Tu és Vitória um sorriso de mulher!
Do Espírito Santo és a devoção
E para os olhos do mundo és uma tentação
Milhões te adoram e sem favor algum
Entre os milhões eis aqui mais um!
Com os olhos cheios de lágrimas e com doces lembranças (e saudades do meu querido vô João) me despeço das amigas, capixabas ou não, deixando um gostinho da beleza de Vitória para incentivá-las a virem desfrutar dessa maravilhosa ilha!!!!!!
PARABÉNS QUERIDA CIDADE SOL!
Bjsss
4 comentários:
Bom dia!
Linda homenagem a Vitória - cidade linda!
Já te contei que a primeira vez que vi o mar, como boa mineira, foi no Espírito Santo? Visitei várias vezes esse estado, e gosto muito.
Oi sogrinha! Claro que estaremos aí no fim de semana! E eu fiquei curiosíssima para ver o que anda aprontando...
Beijo!
muito linda sua cidade...beijos
Sou baiana da gema e achei linda sua homenagem, adorei o nome: Ilha do Mel...Vou colocar na minha lista de lugares para ir.
Lindo seu blog, seguirei seguindo.
Bjos
http://blogdtina.blogspot.com/
Postar um comentário